-
Arquitetos: João Tiago Aguiar, Arquitectos
- Área: 220 m²
- Ano: 2013
-
Fabricantes: CIN, CLIMAR, GLS2 CARPINTARIA, PADIMAT, VIDREIRA DE BELAS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento em questão, apesar da dimensão generosa e de ter duas frentes de rua, apresentava uma vasta área interior, escura e sem iluminação natural. O ambiente era todo muito pesado, com um tecto forrado a madeira escura nomeadamente nas circulações e certas zonas dos quartos e sala, onde existia tecto falso, de modo a acomodar as condutas de ventilação.
Foi uma prioridade deste projecto revitalizar todo o espaço interior nomeadamente a zona de circulação e as instalações sanitárias de forma a criar ambientes claros e luminosos. Substituíram-se os tectos falsos em madeira por tectos brancos dotados de iluminação encastrada tais como linhas ou caixas de luz, conferindo assim um ambiente leve e limpo.
Pintaram-se os armários existentes na cor branco e substituíram-se as duas portas de acesso à sala por portas em vidro opalino, sendo uma de correr e outra pivotante. Esta solução permitiu não só a passagem de luz natural da sala para o corredor como prolongou as continuidades visuais criadas por este tipo de vãos, quando estão abertos ou semi-fechados.
As instalações sanitárias foram hierarquizadas sendo que na suite principal colocou-se uma pedra exótica e prolongou-se para o seu interior a madeira do pavimento do quarto. Na i.s. social ganha protagonismo o mármore, através da sua aplicação num lavatório cilíndrico, nas paredes e no pavimento. Um espelho a toda a largura da parede duplica o espaço. Já nas demais i.s.’s dos outros dois quartos optou-se por acabamentos mais simples, tais como a pastilha na cor branco e o cimento envernizado, utilizados em grande escala ou seja, no pavimento, nas paredes e no tecto. Nos quartos desenhou-se também mobiliário que incorpora espaços de trabalho englobando secretárias e estantes.